5 passos para sair da zona de conforto

by - fevereiro 19, 2020


Ultimamente tenho tentado mudar alguns maus hábitos e um deles é a famosa zona de conforto. Constantemente a zona de conforto nos garante uma certa segurança, mas também nos impede de evoluirmos pois continuamos estagnados no mesmo lugar por temor da frustração ou preguiça.

Uma vez ouvi de uma psicóloga que quanto mais nos desafiamos, mais livres e empoderados nos sentimos, a sensação de poder fazer qualquer coisa é algo que alimenta a nossa autoestima e isso só é possível se sairmos dessa zona de conforto e começarmos a criar desafios diários. Por isso, trouxe alguns passos iniciais pra quem, assim como eu, pretende fazer pequenas mudanças de hábitos. 


Zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado. Fonte aqui.

Lembrando que zonas de conforto diferentes requerem desafios diferentes, então sugiro que ao final do post analisem os seus pensamentos, ações e comportamentos que atrapalham no desenvolvimento da autoestima e façam uma pequena lista, depois elaborem formas de se desafiarem, a única regra é: se o coração acelerou, você está indo bem.

↦ PASSO 01 - Organize


Faça uma lista com 10 coisas que nunca fez mas gostaria de fazer, mantendo o foco em coisas mais simples/executáveis e que mesmo assim te deixam com friozinho na barriga. 


Por que não fazer uma lista de coisas que você pretende fazer nas férias? Um checklist simples já te baseia sobre o que vai fazer, organiza as suas ideias e te ajuda a não perder o foco!

↦ PASSO 02- Participe


Alguns de nós prefere não se envolver em conflitos e apenas concordar com o que os outros dizem, essa passividade, com o tempo, se torna muito prejudicial pois quanto mais escondemos nosso ponto de vista e não nos posicionarmos maior é a chance de nos sentimos incapazes de defendermos a nossa opinião. 

Não é porque discordam da nossa ideia que ela mereça ser rejeitada, tente defender o seu ponto de vista, argumente e apenas se mantenha em discussões saudáveis. Defender o seu ponto de vista não quer dizer ser o dono da razão em todos os momentos, e sim, não se omitir enquanto pode contribuir para a disseminação do conhecimento.


Também é válido expor uma ideia para um grupo, fazer uma pergunta ou um comentário na sala de aula.


↦ PASSO 03: Conheça pessoas e ambientes novos



Geralmente na zona de conforto é difícil ter coragem de fazer coisas novas, sempre o mesmo sabor de sorvete, mesmas pessoas, quando o novo estimula a nossa criatividade e nos permite ver por outras perspectivas.


Então nesse passo eu sugiro que organize um programa diferente no fim de semana em que possa conhecer os amigos dos seus amigos por exemplo, dessa forma, você terá contato com pessoas novas e não vai ser algo tão difícil de se fazer. Depois você até pode tentar coisas diferentes, até mesmo um encontrinho no Tinder!


↦ PASSO 04: Desconecte-se



Quem nunca foi fazer uma simples pesquisa na internet e do nada acabou parando em vídeos de receitas ou de gatinhos fofos?

Como estamos em um período de férias é esperado que esse tempo seja utilizado para descansar e aproveitar mais os dias, porém, alguns de nós acaba passando mais tempo conectado do que aproveitando o tempo livre de outras formas.


Então sugiro que passem alguns dias longe da internet, desliguem os celulares e aproveitem o dia fazendo coisas que já não faziam durante muito tempo! Pode ser uma nova receita de família, pintar ou ler um livro!



↦ PASSO 05: Desenvolva sua criatividade


Ser criativo é sempre fugir do comum e estar atento ao novo, então uma forma de sair da zona de conforto é estimular o pensamento criativo e sair daquela caixa que todos estão acostumados.

Primeiramente, é importante realizar atividades artísticas, pintura, desenho, escrever, fotografar, produzir um vídeo, realmente fica ao seu critério o que mais te encantar artisticamente! 


Também sugiro que arrisque e se permita mais! Diga mais sim para as pessoas, faça coisas que sente medo, se permita à conhecer coisas novas, isso estimula a criatividade! Quando nos interessamos por várias áreas do conhecimento, estimulamos o famoso "Conhecimento T" que é o saber um pouco de cada coisa e isso faz com que sejamos mais rápidos nas resoluções de problemas. 

----

O que acha de pegar uma caneta e um papel e já começar uma lista das coisas que gostaria de mudar? Acompanhe os 5 passos e me contem os resultados!


You May Also Like

64 comentários

  1. Ótimas dicas! Eu sempre tento sair da zona de conforto, mas é muito difícil por mim. Faço as coisas aos poucos.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante fazer tudo aos poucos e no nosso tempo, você ta fazendo certo thais!! <3

      Excluir
  2. Amamos as dicas, já vamos por algumas em pratica.


    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É sempre mais fácil ficar no mesmo lugar e fazer a mesma coisa sempre, mas uma vez que saímos da zona de conforto nunca mais voltamos.
    Amei as dicas
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm! Se superar todos os dias traz uma sensação ótima :)

      Excluir
  4. amei as dicas, me propus a sair da zona de conforto nesse 202, por enquanto está tudo se encaminhando

    beijo
    Aminadefe

    ResponderExcluir
  5. É exatamente isso! Tenho seguido todos esses passos e tem dado certo.
    Um 2020 de realizações pra nós né?

    Estou te seguindo,siga me também!

    Ótima tarde!
    Tem post novo no blog,
    http://blogaquelaflor.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu tô precisando mutio do terceiro, estou até em busca de novos cursos para fazer e sair da minha zona. Adorei as dicas <3
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Seu post veio no momento certo, sair da minha zona de conforto é exatamente o que eu venho tentando fazer e suas dicas vão me ajudar muito. Obrigada!

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    As vezes precisamos de um chacoalhão pra sair da zona de conforto, né? E é sempre bom aprender algo novo, podemos descobrir um dom que estava ali, escondido =)

    Beijos,
    Gábi
    Blog @gabrielaerIg: @gabrielaer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! É muito bom quando tomamos coragem para isso! <3

      Excluir
  9. Ame as dicas ♥ Uma coisa que é bem difícil dessa lista é Desconectar-se e organizar-se. Parece as vezes fazer as duas coisas é impossível! Mas seguiremos. Amo esse tipo de post ♥ Bjs

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha acontece! Quase tudo dá pra resolver com a internet e a ideia de se desconectar parece mesmo ser algo improvável, nossos hábitos mudaram muito, mas é importante um tempo para nos conectarmos com nós mesmos! <33

      Excluir
  10. great post
    Would you like to follow each other on GFC
    let me know and I follow back http://www.ludatischenko.com @luda.tischenko - instagram

    ResponderExcluir
  11. Uau, amei esse post, é sempre bom nunca se manter na zona de conforto, porque as coisas só acontecem quando saímos de lá! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?
    Amei as 5 dicas, achei todas bem aplicáveis.
    É super fácil entrar na zona de conforto, mas a verdade é que a graça da vida tá fora dela.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, é tão difícil, tão difícil.... até pra mudar de gosto literário eu acho difícil rsrsrsrs mas adorei a lista, acho importante seguir passo a passo, devagar uma hora a gente consegue rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai realmente é algo muito delicado né?! mas temos a vida toda pra isso <33

      Excluir
  14. ótimas dicas!
    preciso tentar umas coisas novas!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto do blog Você escreve coisas inteligentes. Tenho uma ideia de dar as boas-vindas a novas pessoas no meu blog, fazer amizade com elas. Eu escrevo nos idiomas deles. Hoje escrevi uma saudação em português. Que linguagem linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que legal, Wesola! Gostaria de conhecer o seu blog também, fico muito agradecida <3

      Excluir
  16. Válidas demais suas dicas! Eu tô bem nessa de sair da minha zoninha de sossego e conforto!

    Bjo,
    www.priscilafrr.com
    Já conhece o projeto, @crgmenina? l Instagram l Facebook l Pinterest

    ResponderExcluir
  17. Amei essas dicas, estou precisando sair da zona de conforto.


    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o post tenha te ajudado de alguma forma, anete <33

      Excluir
  18. Que poste maravilhoso.
    Ótimas dicas!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Aos poucos estou tentando sair da minha zona de conforto. Adorei suas dicas pois são simples, msa dão um baita resultado
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh fico feliz por ter gostado, Lu <3
      Espero que obtenha resultado nessa caminhada

      Excluir
  20. Muito interessante e concordo, acho super válido ser mais participativo e desconectar um pouco.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  21. Olá1
    Tudo bem?
    Gostei demais das dicas que passou aqui, é bom seguir esses passos para sair da nossa zona de conforto e abir novos rumos, novos caminhos e ver novos horizontes.
    Gostei demais desse post porque é incrível como acabamos nos acomodando com o tempo.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAH que bom que gostou, Vanessa!
      É tão confortável ficar na zona de conforto que as vezes a gente nem percebe!

      Excluir
  22. Amei as dicas. Minha principal dificuldade para sair é a organização, muita vezes acabo pecando muito nisso e me deixo ficar onde estou.

    Beijos
    www.oxifalei.com.br
    www.instagram.com/blognatielesouza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo! As vezes também não consigo me organizar direito e perco o controle das coisas :/

      Excluir
  23. Post de utilidade pública que merece ser compartilhado mil vezes
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  24. Super concordo com o que a psicóloga disse e você comenta no post. Esse ano eu comecei em um novo emprego e o medo era enorme, na primeira semana de trabalho eu tinha crises de ansiedade todos os dias e mal conseguia comer, depois de algumas semanas eu fiquei muito feliz por ter saído da minha zona de conforto e mais ainda por ter conseguido passar pelos desafios da primeira semana, com certeza eu me sinto mais forte.
    Amei as suas dicas, elas funcionam bem como base para qualquer mudança de hábito.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  25. Ai adorei o post mana!!!! Muito bom novos ares, assisti um vídeo incrível com esse tema também, assista se achar interessante <3 https://youtu.be/v9mLziV6WaM

    Deetz Blog

    ResponderExcluir
  26. Adorei esse post e essas dicas porque eu volte e meia me vejo muito na zona de conforto e sei que é ruim...
    Mas tenho muito medo do novo, sou ansiosa... Daí fica complicado.
    Isso de participar, dar a opinião é algo bem difícil pra mim porque muitas vezes apenas digo sim porque acho que meu ponto de vista não tem valor.
    Mas né, é aquela coisa, todo dia temos que tentar melhorar um pouquinho.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo como é complicado fazer isso, mas o mais importante é ir mesmo que seja a passos curtos! Boa sorte pra vc, Val <33

      Excluir
  27. O tipo de post que eu precisava, é incrível tentar coisas novas pra sair da zona de conforto! Amei o post e me inspirou
    Beijos!
    Aproveita pra conhecer meu blog, layout novo opsquerida.com.br e segue no insta instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  28. Eu tava precisando dessas dicas, viu? Vou começar a me organizar e traçar minhas metas já!

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  29. Amo sair da zona de conforto, precisamos disso as vezes. Esse post é maravilhoso e cheio de dicas maravilhosas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! É muito bom que você esteja confortável com a ideia de sair da zona de conforto <333

      Excluir
  30. Dicas ótimas, ultimamente tenho estado naquela fase que a gente procastina e ao mesmo tempo quer fazer algo de útil, ô fase complicada viu? ótima postagem <3

    www.tendenciacosmica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha super entendo, Lary! Acho importante respeitarmos essas fases também! <3

      Excluir
  31. São dicas essenciais para quem quer começar do zero (ou mesmo para quem um dia tentou e não continuou). Sair da zona de conforto realmente requer disciplina e força de vontade.

    Abraçz
    Motivos Pelos Quais Estou Feliz Hoje

    ResponderExcluir

- Caso você tenha um blog deixe o link dele no comentário para que eu possa fazer uma visita! :)
-Bem Vindo(a) e volte sempre!

♥️♥️♥️